118. PARA COMPREENDER O QUE SE REFERE AOS
JOELHOS QUE SE DOBRAM DIANTE DO BAAL (HEB:
ESPOSO, MARIDO).
Há o discernimento de uma esposa, e há o discernimento de um
marido. De uma esposa considera-se que “ela não tem nada, salvo
o que o marido lhe dá”; por outro lado, considera-se que um
marido pode puxar e extrair Shefá (Abundância) em seu próprio
âmbito. Os joelhos representam o ato de inclinar-se ou de
ajoelhar-se, como está escrito “Diante de Mim se dobrará todo
joelho”.
Há dois discernimentos diferentes a respeito do ato de
inclinar-se ou ajoelhar-se:
1. Uma pessoa inclina-se diante de outra que seja superior.
E embora não conheça o seu mérito, inclina-se diante
dela porque acredita que é grande.
2. Quando é completamente consciente de sua grandeza e
mérito.
Shamati 284
Também há dois discernimentos diferentes a respeito da fé
na grandeza do Altíssimo:
1. Uma pessoa crê que é grande por não ter outra
alternativa; ou seja, porque não tem como conhecer Sua
grandeza.
2. Ela pode ter uma maneira de conhecer Sua grandeza
com certeza absoluta, mas ainda assim escolhe o
caminho da fé, porque “É a glória de Deus ocultar algo”.
Isto significa que, embora existam centelhas no corpo
de alguém que deseja especificamente conhecer Sua
grandeza e não ser como um animal, ainda escolhe a fé,
pela razão mencionada acima.
Resulta que, aquele que opta pela fé por não ter outra
alternativa, é considerado uma mulher (feminino), pois se tornou
fraco como uma mulher, e esta somente recebe de seu marido.
Mas, quem tem alternativa e luta por andar no caminho da fé, é
chamado “um guerreiro”. Portanto, aqueles que escolhem a fé
quando têm a opção de andar pelo caminho do conhecimento,
chamado Baal (Esposo, Marido), são chamados “os que não se
inclinaram diante de Baal”. Isto significa que não se rendem ao
trabalho de Baal, que vem a ser o “conhecimento”, mas optam
pelo caminho da fé.
Shamati- Eu Ouvi-
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